LENDAS

Demônios


O nome Demônio é de origem grega(nossa, os gregos colocaram o nome de tudo voces já viram). Para os Gregos eles eram como os Génios para os Romanos, representavam podiam ser uma forças da Natureza e nem sempre más até podiam ser benéficas. Mas pra a religião monoteísmo evoluída (tradição cristã), os demônios são as forças do mal opostas a Deus e inimigas dos homens. Segundo as versões teológicas Hebraico-Cristas, eles são anjos, ou espíritos ancestrais existentes do início dos tempos.

Os anjos são seres de Deus mas não são Deus, e eles tem muito poder e conhecimento que em certas culturas terão sido confundidos com Deuses.Os anjos não possuem corpo físico, sua descrição como seres fisicamente belos e com grandes asas, são meras descrições de humanos.

Para os cristãos os demônios são anjos caídos que foram expulsos do 3º céu (quandos ceús existe ), conforme diz em na Biblia (Apocalipse 12:7-9). o Demônio Lúcifer era um querubim da guarda ungido (Biblia Ez 28) e, ao desejar ser igual a Deus, foi lançado fora do céu. Quando porém ele foi lançado fora do céu sobre e jogado na terra, a Bíblia diz que Lúcifer (que tem por nome diabo, satanás, serpente, dragão, principe da potestade do ar, etc…tipo não sei mais ) trouxe com sua cauda um terço dos anjos de Deus (Ap 12:3).

A Bíblia não fala quandos anjos caíram com ele , mas tem um passagem que diz que o número de anjos que adoram ao Senhor são milhares de milhares e milhões de milhares (Ap. 5:11).Os anjos que caíram se tornaram os demônios ou anjos negros, habitando o inferno, para onde foram exilados.Os anjos caídos ou demônios, foram assim condenados a um exílio das realidades celestes, não podem voltar.

Então os demônios são espíritos desencarnados com extremo poder e incalculável sabedoria, pois eles existem desde o inicio dos tempos e são eternos. Neste seu exílio, privados que estão do contacto com as esferas celestes, eles passaram assim a viver junto dos humanos, alimentando-se das suas energias negativas, motivo pelo qual eles fomentam certo tipo de actos.Eles encontram na espiritualidade da alma humana, uma fonte de poder inesgotável. O demônio é um ser que se alimenta dos sentimentos e energias espirituais da alma de um ser humano. Segundo as versões mitológicas grego-romanas dos demônios, se as energias de uma alma humana forem boas, o demônio alimentar-se-á delas e fomentará a sua existência. Se forem más, ele alimentar-se-á delas e fomentará a sua existência.

Para o Judaísmo, segundo o Talmud e Midrash, tem 3 tipos de demônios são eles: os espíritos impuros, diabos e os «lilin»(o que é isso eu não sei). Os primeiros são espíritos malignos desencarnados que vagueiam pelo nosso mundo(exemplo a Rubi que já foi uma Bruxa na ultima vida dela), e que não possuem forma ou corpo; Os segundos são espíritos diabólicos que podem assumir forma humana e por último são os que podem assumir forma humana, mas possuindo asas. Estes são espíritos da noite, terríveis espíritos, poderosos, que se alimentam de almas humanas assim como os vampiros. Estes são os mais temidos demônios pelos Hebreus. Dizem que esses 3 tipos de seres vem de Adão, que depois de ter cometido um grave pecado, se separou de Eva por 130 anos, período de tempo em que andou errante pela terra (homem separado não faz nada de bom). E foi pois nessa época que a tormenta e expiação de Adão através de desejos impuros encheu a terra de espíritos, maus, demónios e lilin e dizem que estes eram os demônios são meio-humanos.

Para a teológia de natureza cabalística, os demônios existe por oposição aos anjos, sendo que não é possível conceber a criação de Deus sem calor por oposição ao frio, sem trevas por oposição á luz, sem demônios por oposição a anjos, pois toda a criação de Deus foi feita a pares e é regida pela dialéctica dos opostos(então sempre tem algo mau pra cada coisa boa, fala serio).

“Não permaneceis no caminho do touro quando ele regressa da pastagem, pois satã dança no meio dos seus chifres”.

As vezes os demónios são chamados de Satã, alguns dizem ser um titulo e não propriamente um nome, enquanto que outros dizem que esse é o nome do rei dos demônios
Pelo seu ato de desobediência a Deus , os demônios foram expulsos do paraíso, tornando-se entidades perversas e malignas. Iblis, que foi atirado com eles na Terra, tornou-se o equivalente ao Satanás Hebraico-Cristão (Lucifer). E eles sendo feitos de fogo ou ar , diz que os demônios podem residir invisivelmente no ar, no fogo, sob a terra e em praticamente qualquer objecto inanimado como pedras, lamparinas, garrafas vazias, árvores, ruínas etc.

A noção de Satã no Islão diverge por isso da versão Crista. No Islão existe Shaytan, uma entidade igual ao nosso Satã cristão. Contudo, a visão islâmica sobre Shaytan é mais proxima das noçoes judaicas.. Neste aspecto, a visão Islâmica e Judaica coincidem perfeitamente, pois ambas defendem que Satã é basicamente o adversário de Deus, e que, apenas possui, o poder da influencia, o poder do murmúrio, o poder da sugestão. No fundo, é o mal dentro de cada um de nós que acaba ouvindo á sugestão de Satã, o bem dentro de cada um de nos que nos faz resistir á tentação. O mal vem do ser humano, e não de Satã. O mau não vem de fora vem de dentro.

Então vamos a um Resumo Rapido:

Segundo o I Livro de Enoch, no inicio da humanidade, ( após a expulsão de Adão e Eva do paraíso, por culpa de Eva claro), alguns anjos estavam encarregues de vigiar o ser humano na terra , chamando-se esses os anjos da guarda. Entre eles, encontrava-se Satã, Azâzêl, Samîazâz, Arâkîba, Râmêêl, Kôkabîêl, Tâmîêl, Râmîêl, Dânêl, Êzêqêêl, Barâqîjâl, Armârôs, Batârêl, Anânêl, Zaqîêl, Samsâpêêl, Satarêl, Tûrêl, Jômjâêl e Sariêl. Os anjos vigilantes, desejaram as filhas dos homens, as mulheres( lá vem de novo a mulher culpada). Em conjunto, decidiram abandonar o céu para se unirem carnalmente ás mulheres. E 200 anjos abandonaram o céu e uniram-se carnalmente ás mulheres, escolhendo dentre elas todas as que quiseram ficar com eles. Os anjos amaram elas e com elas casaram. Foi nesse momento que os anjos rebeldes ensinaram ás suas mulheres os segredos das artes da magia negra (Bruxaria) em troca do sexo que com elas tinham, e assim nasceu a magia negra. Não só nasceu a magia negra, como da união sexual(quem disse que anjo não tem sexo) entre os anjos caídos e as mulheres, nasceram filhos: os neffilins.

Deus desaprovou tanto a fuga dos anjos, como a união entre esses e as mulheres, e gerou o dilúvio que tudo destruiu á face da terra e depois lançou uma maldição: as mulheres dos anjos seriam mortas, bem como os seus filhos; não só perderiam para sempre as suas mulheres e filhos, como próprios anjos caídos seriam para sempre espíritos sem descanso nem paz aprisionados num dos cantos do reino dos mortos(assim eles viraram demónios ); os espíritos dos filhos que nasceram do amor entre os anjos e as mulheres, ( entretanto mortos no dilúvio), passariam a ser espíritos terrenos, espíritos impuros, espíritos maus.Segundo Enoch, é neste momento que nascem os demônios, ou seja: eles são tanto os 200 anjos caídos que amaram as mulheres, como os seus filhos, ( ou os espíritos dos seus filhos), condenados a vaguear eternamente na terra.


                                                                          CUPIDO
Também conhecido como Amor era o deus equivalente em Roma ao deus Grego Eros. Filho de Vênus e de Marte (o deus da guerra), andava sempre com seu arco, pronto para disparar sobre o coração de homens e deuses. Teve um romance muito famoso com a princesa Psiquê, a deusa da alma.
Cupido encarnava a paixão e o amor em todas as suas manifestações. Logo que nasceu, Júpiter (pai dos deuses), sabedor das perturbações que iria provocar, tentou obrigar Vênus a se desfazer dele. Para protegê-lo, a mãe o escondeu num bosque, onde ele se alimentou com leite de animais selvagens.
Cupido era geralmente representado como um menino alado que carregava um arco e um carcás com setas. Os ferimentos provocados pelas setas que atirava despertavam amor ou paixão em suas vítimas. Outras vezes representavam-no vestido com uma armadura semelhante à que usava Marte, talvez para assim sugerir paralelos irônicos entre a guerra e o romance ou para simbolizar a invencibilidade do amor. Embora fosse algumas vezes apresentado como insensível e descuidado, Cupido era, em geral, tido como benéfico em razão da felicidade que concedia aos casais, mortais ou imortais. No pior dos casos, era considerado malicioso pelas combinações que fazia, situações em que agia orientado por Vênus.



                                                                            Fadas


Existem varias versões sobre a origem das Fadas! Muitos historiadores acreditam que as Fadas tem origem no período Pré-Cristão, acreditava-se que as Fadas eram almas pagãs que andavam pela terra como castigo por não terem escolhido subir para o céu. acreditavam também que as fadas eram espíritos de crianças que morriam sem serem baptizadas se transformavam em seres malignos: as meninas em Fadas e os meninos em Elfos.

Na Irlanda por exemplo se tinha a crença que as Fadas eram anjos caídos, expulsos do céu pelo próprio Deus!

Os escandinavos por exemplo contavam que as fadas eram vermes que teriam saído do corpo de um Gigante, esses vermes teriam criado corpo e asas. Essa classe de fadas seriam fadas malignas, que representavam tudo de ruim que acontecia na época! Muitas mortes de crianças por exemplo eram ligadas a essas fadas. Segundo essa lenda a alma dessas crianças servia de alimento para esses seres devido a sua pureza.

As fadas sempre tiveram uma fama de seres malignos ao longo da historia, Somente começaram a ser descritas como seres de luz, no fim do século XV quando começaram a ser produzidos livros infantis com esse tema!

As fadas de hoje em dia são descritas como seres de luz, que nos protegem, tem asas e não podem ser vistas por qualquer um! Somente pode ver as fadas a pessoa que tiver uma aura muito elevada.

Fadas hoje em Dia são consideradas espíritos da natureza, com uma grande inteligência e muito iluminados sendo orientadoras de seres menos importantes.

2 comentários: